segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A situação dos índios e negros nos dias atuais

ÍNDIOS
Na década de 50, segundo o antropólogoDarcy Ribeiro, a populaçaõ indígena brasileira estava entre 68mil e 100mil habitantes. Hoje a boa notícia é que a população indígena voltou a crescer e j´pa ultrapassaram os 300 mil habitantes.
Os índios vivem em aldeias comandadas pelo cacique, tuxánas ou morubixabas.
->Algumas das tribos indígenas existentes no Brasil, muitas delas já extintas, outras correndo ainda o risco:
*Tremenbé,Temiminó,Tamaios,Tupiambá,Tupiniquim,Xavantes,Wai-Wai,Xetás,Junas,Caio vás.*

NEGROS
Até hoje o povo no Brasil que com exceção da Nigéria é o país que mais concentra negros no mundo vivem à margem da sociedade e isolada dos meios básicos para um meio de vida minimamente descente, sem acesso a saudade, educação, moradia, emprego, cultura e lazer.
Ao contrário do que se afirma,a assinatura da Lei Áurea no dia 13 de maio de 1888 que aboliu a escravidão, na verdade foi um meio inevitável do regime imperial em crise para uma enorme mobilização revolucionária dos escravos contra os seus senhores e contra os Estados.
Desde então, os negros foram jogados pelas ruas e afastados da sociedade. Analfabetos e desempregados a situação dos negros logo após a sua "libertação" não melhorou em nada. Não só suas raízes refletem ainda hoje a situação precária que vivem, mas o próprio processo da abolição aprofundou sua miséria.

ÂNQUELA,WALKYRIA E SILVANO

4 comentários:

  1. gostei muito, foi muito útil para mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui só tem blá blá blá. Cade minha respostaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

      Excluir
  2. Acesso a Saudade? am? nao seria Saude?

    ResponderExcluir
  3. Q MERDA E ESSA,,EU TENHUMA uma tarefa disso entao coloca uma resposta descente merda.

    ResponderExcluir