sexta-feira, 8 de maio de 2009

Estatistica do ibge

Bataguassu


Histórico
Presume-se que a primeira penetração no território de Bataguassu, tenha sido efetuada pelos espanhóis, que terminaram abandonando a região, posteriormente devassada pela família Barbosa, que ali se fixou.
Outros pioneiros demandaram o local subindo o rio Pardo, dentre eles Manoel Cecílio de Lima, mais tarde empreendedor da abertura de uma estrada boiadeira paralela àquele rio, ligando suas terras ao local onde se localiza o Porto XV de Novembro. Pelo rio Ivinhema, também penetraram outros desbravadores, salientando-se Domingos Barbosa Martins, mais conhecido como Gato Preto: , que se tornou posseiro de grande área.
Em 1932, a Companhia Viação São Paulo-Mato Grosso, firma comercial de Jan Antoni Bata, fundador da Cidade, adquiriu uma gleba, destinada à pecuária e colonização. A firma também explorou a navegação fluvial nos rios Paraná, Ivinhema, Brilhante, Pardo e Anhanduí. Desenvolveu a criação de gado e tentou a colonização em vários pontos, fixando-se finalmente, em 1941, onde se ergue a Cidade.
O topônimo teve origem em dois idiomas e pode ser assim decomposto: Bata, do tcheco-eslovaco sobrenome do fundador da Cidade; Guaçu, do tupi-guarani água grande, sendo este último ainda, denominação de um ribeirão próximo à Cidade.
Populaçao e domicilios-censo 2000 com divisao territorial 2001.
Pessoas residentes - 80 anos e mais - municípios vigentes em 2001
81 habitantes
Pessoas residentes - 75 a 79 anos - municípios vigentes em 2001
72 habitantes


Pessoas residentes - resultados da amostra - municípios vigentes em 2001 16.197 habitantes

Mapa de Pobreza e Desigualdade - Municípios Brasileiros 2003

Incidência da Pobreza 36;03 %


Limite superior da Incidência de Pobreza 40;45%


Incidência da Pobreza Subjetiva 34;04 %

Nenhum comentário:

Postar um comentário