sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Choque entre Cultura e Etnocêntrismo

A "cultura" é a dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades.

A cultura não é, pois, algo que existe fora do homem, ela faz parte do seu intimo. Ele só se torna humano porque vive em sociedade e internaliza todos seus padrões, atitudes, maneira de pensar e de dar respostas das emoções. Se somos o que somos porque temos contato com os outros seres humanos dentro de uma realidade especifica, que se torna nossa verdade.

"Etnocentrismo" é a palavra comum na antropologia cultural- estudo do homem em suas culturas- mas deve ser levada ao conhecimento e conceitos de todos, pois trata da cultura humana.

O conceito de etnocentrismo parte do estudo do grande choque e da grande estranheza que se dá no encontro de dois ou mais grupos diferentes. Surge, então, o grupo do "eu" e o grupo do "outro", tendo o primeiro como real, absoluta e principal referência e a segunda como algo exótico, excêntrico, anormal, exuberante e primitivo.

Como uma especíe de pano de fundo na questão etnocentrica temos a esperiência de um choque cultural. De um lado, conhecemos um grupo do "eu", o "nosso" grupo que come igual, veste igual, gosta de coisas parecidas, conhece problemas do mesmo tipo, acredita nos mesmo deuses,casa igual, mora no mesmo estilo, distribui o poder da mesma forma empresta à vida significados em comum e procede, por muitos maneiras semelhantemente.

O etnocentrismo é um fenômeno sutil, que se manifesta, entre outras maneiras, através de omissões e de seleção de acontecimentos;ele acontece, muitas vezes, porque a diferencia é ameaçadora, fere nossa propria identidade cultural e dessa maneira não aceitamos.

Uma atitude etnocentrica é a do homem ocidental que, por não compreender os padrões tradicionais do homem oriental o mesmo do indigena , isso tudo, se torna um choque cultural.

ALUNOS: CRISTIANE SOUZA- GLENTHON- NAIELE

Nenhum comentário:

Postar um comentário